(62) 3942.4070
Cirurgia Plástica / Tratamento Facial com Botox

A Toxina Botulínica, conhecida como BOTOX, é um potente paralisante muscular. Ela impede a transmissão do impulso elétrico entre o nervo e o músculo (bloqueando a liberação de acetilcolina). Com isso o músculo é paralisado. 

A utilização da Toxina Botulínica no campo da estética deve-se ao fato de que as rugas dinâmicas da face (pés de galinha, rugas da testa ou entre as sobrancelhas) são devidas à contração muscular. Logo, se paralisados os músculos que as produzem, não haverá mais formação de rugas. São nestes músculos específicos que  é feita a aplicação da Toxina, através de uma injeção de agulha extremamente fina.

A aplicação é rápida (cinco minutos) e pouco dolorosa. A paralisação muscular ocorre após 48 - 72 horas, se mantém em média por seis meses e não deixa o paciente sem expressão facial.

A volta da ação muscular, e portanto das rugas, ocorre devido à reinervação do músculo. Quando isso ocorrer pode ser refeita a aplicação.

Entre as poucas contra-indicações estão doenças neurológicas, alergia ao produto, gravidez e o uso de alguns antibióticos específicos.

Por ser de aplicação rápida, proporcionar grande atenuação das rugas dinâmicas com resultados quase que imediatos, a Toxina Botulínica tornou-se a grande coqueluche do momento no campo da estética facial.

A recomendação é que o tratamento seja repetido de uma a duas vezes ao ano. É especialmente indicado para mulheres e homens que têm a vida agitada e não podem se dar ao luxo de interromper suas atividades. Isso faz com que tenham sempre uma aparência descansada sem nenhum estigma cirúrgico. 

Mas nem todo profissional está preparado para realizar a técnica. O médico que for fazer esse tipo de procedimento deve estar treinado, conhecer a fundo o envelhecimento e principalmente a anatomia facial dos músculos, para que possa dosar e injetar a toxina botulínica de forma adequada e não deixar o paciente com aspecto congelado. Não é uma técnica fácil como aquela que tira as rugas entre as sobrancelhas. É um tipo de tratamento que deve ser feito por um especialista experiente. 


Compartilhe isso: